top of page

Espaço Cultural 

Reflexão

20 DE NOVEMBRO, DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA: MAIS UMA TENTATIVA

  No Brasil, a escravidão de negros africanos teve seu início por volta de 1530, com a produção canavieira, e, legalmente, o marco de seu fim se deu com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888. Desde então, até os dias de hoje, muitas leis vigoram em defesa e em benefício de pessoas que possuem em seu fenótipo¹ a evidência de pertencer a essa raça: A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

  Apesar de a discriminação racial ser estabelecida como um crime e do aval que os negros têm da legislação brasileira, infelizmente, ainda se assiste a resquícios culturais de racismos em nossa sociedade contemporânea, o que todo cidadão pode conferir em notícias corriqueiras da mídia que relatam ofensas a pessoas negras em lojas, lanchonetes, bares, escolas, campos de futebol, fazendo alusão simplesmente à cor de sua pele, como se fosse esta característica um defeito seu e algo que o torna inferior.

  Desse modo, fica clara a necessidade de se dar procedência a novas medidas atuantes na erradicação do racismo. Dentro desse contexto, o dia 20 de novembro, segundo descoberta de historiadores no início da década de 1970, é data da morte de Zumbi, o líder do mais famoso dos quilombos, o Quilombo dos Palmares (existente no século XVII, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil). Este dia, então, por decreto da lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, tornou-se o “Dia Nacional da Consciência Negra”, podendo ser considerado feriado municipal, de acordo com decisão do Poder Executivo de cada município do país.

  Zumbi é um símbolo de resistência, visto que lutou bravamente contra a escravidão; e o intuito da celebração de sua morte visa, principalmente, à conscientização do povo brasileiro para que resista a toda e qualquer prática de discriminação racial.  Sua divulgação se alastra a cada ano e, junto a outras ações de combate ao racismo, espera-se a sua exterminação do carácter social da nossa

sociedade e cada um, como puder, pacifica e legalmente,

deve colaborar. 

Professora Suely Vieira do Prado Pinheiro

Poesia

Dia a dia

 A luz da lua começa a brilhar

E a noite chegar

Este é mais um final

De um dia normal

 

 Todos começam a se recolher

Para descansar até o amanhecer

Ao nascer do sol, todos começam a se arrumar

Para mais um dia ir trabalhar

 

Quase ninguém percebe, mas o dia começa a acabar

E assim começa de novo a noite se achegar

Formando um ciclo contínuo do nosso dia a dia

Em que sempre buscamos total alegria!

Livros

“Sublimes”, da escritora Rafaela Orsi

é um dos melhores (é o melhor) livros de autoajuda já feito. Nele, é narrada a história de quatro adolescentes, com descrição de seus conflitos e deprimências diante da busca pela perfeição. Ao fim, eles descobrem que são perfeitos do modo natural como são. Acredito que o livro apresenta conflitos reais e indico a leitura a pessoas de todas as idades.

Livros

Um estudo em vermelho”, de Arthur Canan Dayle

O livro conta a história da primeira aventura do grande investigador Sherlock Holmes e de seu companheiro que tanto o admira, Dr. Watson. O enredo gira em volta de um assassinato peculiar, pois o assassino deixara diversas mensagens, porém nenhum rastro pode ser encontrado. É uma história muito interessante, marcada pelo drama, pelo suspense, pelo mistério e pela mente brilhante e o carisma do protagonista. O autor consegue prender o leitor desde o início até o fim do livro.

Poesia

O amor

O amor é inexplicável,

É insuperável,

Difícil de entender

E é por isso que é tão bom o ter.

 

O amor junto com a fé

Move montanhas de mais de mil pés.

A gente sente o coração acelerado

Pela namorada ou namorado.

 

O amor dos pais conta muito também,

Pois, quando vem a tristeza,

Eles nos ajudam, com certeza!

 

A amizade também é amor,

Pois, quando sofremos,

Os amigos nos tiram a dor.

 

Portanto, do amor temos mesmo que cuidar

Para ele jamais se esfriar,

Ah, como é bom amar!

Maryane santos

Livros

Coleção composta por três livros: “A Seleção”; “A Elite”; “A Escolha”;  de Kiera Cass.

Trata-se da história de uma garota, América Singer, de classe média que mantinha um relacionamento amoroso secreto. Influenciada pela mãe e pelo namorado, ela se inscreve em uma seleção para competir na tentativa de ganhar o coração do príncipe e a coroa. A partir de então, sua vida sofre uma incrível reviravolta, marcada por várias histórias aventureiras e emocionantes.

Reflexão

Em busca do amor

         Passamos a vida procurando um alguém perfeito, para vivermos e morrermos ao seu lado e, quando consideramos que o encontramos, não é fácil: temos que deixar de fazer tantas coisas e existe o ciúme, algo que pode, subitamente, acabar com um namoro. Mas, retomando o objetivo da nossa busca, quando se ama, nada importa, afinal, morreríamos pela pessoa; é como se fosse somente ela quem desse sentido à nossa vida e ao nosso mundo.

         Em todo o momento, em todas as situações, temos a certeza de que aquele quem amamos é a pessoa certa e, muitas das vezes, ela é, mas outras, não. Não damos ouvidos às coisas ruins que ouvimos sobre o namoro; às vezes ouvimos, mas não ligamos, porque, se amamos, não desistimos.

          Logo, o amor é um sentimento lindo e o que o torna tão lindo é o fato de que realmente não existe uma pessoa perfeita, mas o amor tem o poder de transformar alguém cheio de defeitos em quem só conseguimos enxergar qualidades.

Anna Carolina Rozza de Paiva 8°ano A

bottom of page